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Introdução Animações de Carregamento

· Leitura de 3 minutos

Na introdução, explico a ideia do projeto.


Animações de Carregamento (série de 10 partes)
  1. Introdução
  2. Janeiro
  3. Fevereiro
  4. Março
  5. Abril
  6. Maio
  7. Junho
  8. Julho
  9. Agosto
  10. Setembro

Animações de Carregamento é uma série de doze animações de carregamento minimalistas, usando exclusivamente círculos como o principal elemento gráfico. Para cada mês do ano, uma animação é criada com uma quantidade de círculos equivalente à ordem do mês, i.e. a animação de janeiro tem um círculo, fevereiro tem dois círculos, e assim por diante.

Os seguintes princípios orientam o design e o comportamento dessas animações:

Diretrizes de design

  • Tamanho: Os círculos devem ter 16 pixels de diâmetro.
  • Cor: Os círculos são pretos em um fundo branco.
  • Opacidade: sempre 100%.
  • Quantidade: O número de círculos deve permanecer o mesmo do início ao fim.
  • Distorção: Os círculos podem se deformar levemente para expressar efeitos como velocidade ou impacto.
  • Sobreposição: Os círculos não devem se sobrepor em nenhum momento.
  • Movimento: Os círculos devem permanecer em movimento constante para transmitir dinamismo.
  • Velocidade de movimento: As velocidades podem ser fixas ou variar ao longo da animação.
  • Trajetória: Os círculos podem seguir trajetórias lineares, curvas ou complexas (ex.: espirais).
  • Tempo do ciclo: As animações devem ter um looping contínuo ou um início e fim claramente definidos.

Padrões de comportamento

  • Colidir: Os círculos podem interagir colidindo e alterando seus movimentos.
  • Quicar: O círculo rebate após atingir uma superfície.
  • Looping: O círculo segue repetidamente um caminho circular ou elíptico.
  • Saltar: O círculo se projeta para cima, imitando um salto.
  • Cair: O círculo desce em um caminho reto sob a influência da gravidade.
  • Empurrar: O círculo aplica força para mover ou deslocar outro círculo.
  • Balançar: O círculo se move para frente e para trás em um arco, como se estivesse suspenso.
  • Deslizar: O círculo se move suavemente e de forma constante, com pouca resistência.
  • Ricochetear: O círculo rebate em várias superfícies em rápida sucessão.
  • Orbitar: O círculo se move continuamente ao redor de outro círculo em um caminho circular ou elíptico.
  • Grudar: O círculo adere temporariamente a uma superfície antes de se soltar.
  • Comprimir: O círculo se deforma temporariamente sob pressão e retorna à sua forma original.
  • Desviar: O círculo evita colisões mudando de direção no último momento.
  • Flutuar: O círculo permanece suspenso no lugar com pequenos e sutis movimentos.

Essas diretrizes ajudam a manter uma estética coesa em todas as animações.