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Introdução Animações de Carregamento

· Leitura de 2 minutos

Na introdução, explico a ideia do projeto.


Animações de Carregamento é uma série de doze animações de carregamento minimalistas, usando exclusivamente círculos como o principal elemento gráfico. Para cada mês do ano, uma animação é criada com uma quantidade de círculos equivalente à ordem do mês, i.e. a animação de janeiro tem um círculo, fevereiro tem dois círculos, e assim por diante.

Os seguintes princípios orientam o design e o comportamento dessas animações:

Diretrizes de design

  • Tamanho: Os círculos devem ter 16 pixels de diâmetro.
  • Cor: Os círculos são pretos em um fundo branco.
  • Opacidade: sempre 100%.
  • Quantidade: O número de círculos deve permanecer o mesmo do início ao fim.
  • Distorção: Os círculos podem se deformar levemente para expressar efeitos como velocidade ou impacto.
  • Sobreposição: Os círculos não devem se sobrepor em nenhum momento.
  • Movimento: Os círculos devem permanecer em movimento constante para transmitir dinamismo.
  • Velocidade de movimento: As velocidades podem ser fixas ou variar ao longo da animação.
  • Trajetória: Os círculos podem seguir trajetórias lineares, curvas ou complexas (ex.: espirais).
  • Tempo do ciclo: As animações devem ter um looping contínuo ou um início e fim claramente definidos.

Padrões de comportamento

  • Colidir: Os círculos podem interagir colidindo e alterando seus movimentos.
  • Quicar: O círculo rebate após atingir uma superfície.
  • Looping: O círculo segue repetidamente um caminho circular ou elíptico.
  • Saltar: O círculo se projeta para cima, imitando um salto.
  • Cair: O círculo desce em um caminho reto sob a influência da gravidade.
  • Empurrar: O círculo aplica força para mover ou deslocar outro círculo.
  • Balançar: O círculo se move para frente e para trás em um arco, como se estivesse suspenso.
  • Deslizar: O círculo se move suavemente e de forma constante, com pouca resistência.
  • Ricochetear: O círculo rebate em várias superfícies em rápida sucessão.
  • Orbitar: O círculo se move continuamente ao redor de outro círculo em um caminho circular ou elíptico.
  • Grudar: O círculo adere temporariamente a uma superfície antes de se soltar.
  • Comprimir: O círculo se deforma temporariamente sob pressão e retorna à sua forma original.
  • Desviar: O círculo evita colisões mudando de direção no último momento.
  • Flutuar: O círculo permanece suspenso no lugar com pequenos e sutis movimentos.

Essas diretrizes ajudam a manter uma estética coesa em todas as animações.